sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CONHECER É SER

* Ivandilson Miranda Silva



Parmênides de Eléia defende a idéia que conhecer é SER, é alcançar o idêntico, o conhecimento como instrumento de afirmação da identidade. Conhecer é ser autêntico, autônomo, é ter personalidade. Mas como é possível afirmar a identidade num contexto histórico-social que impõe a negação da permanência e suspende valores?


O direito e a necessidade de ter uma identidade é que nos torna seres essenciais e únicos, sem essas características, seremos apenas número, cópia talvez e na pior das hipóteses: massa de manobra.
Conhecer é ser, um conhece-te a ti mesmo infinito, uma busca constante das raízes fundante da nossa história, do nosso ethos.


Heráclito de Éfeso constrói uma outra perspectiva sobre o conhecimento, onde conhecer é DEVIR, movimento, dialética, mudança, metamorfose. “Nada do que foi será de novo, do jeito que já foi um dia” canta Lulu Santos. A música COMO UMA ONDA, faz referência ao conceito de conhecimento proposto por Heráclito.


Conhecer é agir, pois diante daquilo que é conhecido, descoberto, revelado, não podemos ficar parados “com a boca cheia de dentes, esperando a morte chegar” como afirma Raul Seixas. Nesse sentido, conhecer é mudar a realidade, apresentar, propor, ofertar algo novo para a sociedade e para a nossa própria história.


Conhecer é SER, conhecer é DEVIR (ação). A partir dessas duas hipóteses a comunidade acadêmica produz a sua dinâmica, seu complexo emaranhado de coisas idiossincraticamente (particularmente) racional, lógico e emocional, pois sem emoção não há vida, não há envolvimento, calor, opiniões e divergências.


Depois desse grande debate em torno da verdade, da primeira substância, das perguntas e respostas iniciais para explicar racionalmente o surgimento da vida e tudo o que nela há, a filosofia grega apresenta a sua tríade mais famosa: Sócrates, Platão e Aristóteles.


Sócrates com a Ironia e a Maiêutica constrói uma das primeiras perspectivas (método) de educação da história da humanidade, Platão e o seu Mundo das Idéias coloca a razão num patamar de primeira importância, Aristóteles com a sua praticidade (Forma e Substância) contribui para o desenvolvimento das ciências e da compreensão do que é realidade.


Conhecer é SER, é VIVER, é PENSAR, é FAZER. Isso tudo é FILOSOFIA


__________________________________________________
*Graduado em Filosofia Pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestrando em Cultura e Sociedade Pela Facom-UFBA, Professor de Filosofia e Sociologia na Fundação Baiana de Engenharia (FBE), Músico da Banda Periferia, Colaborador e Professor de Cinema e Contextualização na Associação Educacional, Cultural e Ambiental Comunidade Universitária, Leciona as Disciplinas Humanidades I e II na UNIME – PARALELA, Salvador, Ba.


7 comentários:

  1. Excelente !!! Adorei o que li, vou guardar com muito carinho para quando retomar minhas atividades com os alunos mostrar a eles.
    Parabéns pela brilhante colocação professor!
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Prof. Ivandilson
    Não sou professor nem filósofo mas tento ouvir os mestres para saber, aos filósofos para conhecer ou ser, para acima de tudo, "conviver", "já que ter uma identidade é que nos torna seres essenciais e únicos", capazes de amar e na sinbiose da convivência, "conhecer e ser" fazendo-os iênticos no Viver, no Pensar e no Fazer, esta é minha modesta e vivida filosofia
    Parabéns pelo seu enfoque!!!
    Mario Chaves da Cunha, amigo do SER.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Ivandilson
    Em uma sociedade marcada por atitudes e práticas individualistas, conhecer-se melhor e uma urgência cada vez maior, porque assim vamos ser alguém que também se preocupa com o que acontece ao nosso redor. Ser para conviver, conviver para crescer e particiapar das transformações necessárias para termos um país melhor para todos. Ivo Lima, professor de Filosofia e escritor em Sao Paulo - Capital.
    Um abraço e parabens pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Ivandilson
    Estou cursando filosofia pela UFSC, e sei o quanto é importante estes comentários a respeito do Ser do Devir e o quanto isto nos enriquece, pois pensamos, agimos e temos um mundo que se transforma a todo instante com pensamentos, ações e por que não com atitudes muitas vezes que fica um ??? e com seu texto enriquecedor isto nos anima a lutar pela filosofia. Parabéns, muito sucesso...

    ResponderExcluir
  5. Prof. Ivandilson,

    Agradeço-lhe pela rica pontuação, referente ao ser. E essa analogia feita sobre Heráclito, destacando essa música de "Lulú Santos", está realmente focada no processo de mudança contínuo e dialético... Parabéns !!

    Sônia Araújo (graduada em Filosofia) Fort Ce

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelos comentários oportunos e vamos fazer valer a FILOSOFIA. Abraços e querendo mais textos é só entrar em contato com o e-mail: ivandilson-silva@ig.com.br

    ResponderExcluir