quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Reflexões sobre a educação

A educação é um processo continuo. Diariamente há oportunidades de observarmos situações, de revermos nossas atitudes frente a algumas situações. A partir do momento em que trocamos nossa ação impensada por uma atitude reflexiva e contemplatória de diversas possibilidades novas para que determinada ação aconteça, estamos fazendo educação. E definitivamente, educação não acontece apenas na Escola.
Mas educar não se refere apenas a provocar a troca da atitude impensada pela atitude reflexiva na vida das pessoas ou mostrar a elas a existência dessa troca. É muito mais que isso... É provocar, despertar nas pessoas e em nós mesmos, o desejo de pensar diferente, ou permitirmo-nos abandonar certos modelos para, talvez, assumir outros.
Devemos ousar admitir “mais modelos” (paradigmas para a nossa vida), nos permitirmos encontrar caminhos diferentes. Até quem sabe um dia, criarmos nosso próprio modelo, que não será único nem imutável, porque viver também requer pensar e repensar...
Embora erroneamente, a maioria das pessoas acredite, que a educação só pode ser encontrada na Escola, não devemos pensar assim. O estímulo a pensar deve ser constante e deve estar presente em todos os momentos de nossa vida, inclusive em nossa vida escolar. Para compreendermos os grandes filósofos (e também aqueles que não tiveram seus nomes estampados na História oficial) ou entendermos quais são as algemas que prendem as sociedades e a nós mesmos, precisamos aprender a pensar. Pensar em todas as nuances que permeiam uma determinada situação, colocarmo-nos no lugar de cada um dos personagens envolvidos nesta situação e somente a partir daí, tirar conclusões. Esta não será uma tarefa fácil, porque pensar, nos leva a pensar mais e mais. Nestas condições, chegar a uma conclusão, torna-se muito difícil. Pensar nos leva, finalmente, a agir de maneira justa.
Usando esta “lógica”, poderíamos até arriscar um questionamento: se em nossa vida cotidiana passamos por tantas situações problemáticas (independente da maturidade que tivermos), para as quais precisamos sempre tomar uma decisão, seria correto afirmar categoricamente que a Escola é o espaço que tem a obrigação maior de motivar o pensamento?
A Escola está mudando, mas a passos muito lentos... Ainda carrega o ranço de paradigmas que se impuseram como únicos e exclusivos, sob pena de não poderem ser utilizados se fossem vistos de forma diferente. É claro que para as pessoas que não tem o hábito de pensar, adotar um único modelo (pedagógico, filosófico, social, existencial, seja ele qual for!), torna-se muito mais prático. È como seguir uma rotina, onde sabemos a hora de comer, dormir, amar, falar, enfim...
A educação é uma ação reflexiva. Pensar requer uma atitude, que muitas vezes é de doação: todos nós doamos algo, mas recebemos algo em troca, que deve ser usado da melhor forma E assim como precisamos aproveitar as coisas boas que nos são oferecidas nesta troca, também precisamos doar coisas úteis, que sirvam para serem aplicadas futuramente.
Talvez na Escola, essa atitude de doação esteja mais presente que em outros ambientes. É, sem dúvida, na Escola que serão criadas as melhores oportunidades de disciplina do pensar, que para muitas pessoas, pode ser considerada a indisciplina escolar, que por vezes é vista também, como indisciplina social.
Indivíduos pensantes são complicados, porque não é fácil convencê-los para que façam nossas vontades. Talvez por esta razão, para muitos governantes (curiosamente alguns deles tornaram-se apenas sinônimo de ocupantes de cargos de confiança) seja melhor investir na aquisição de artigos que melhorem a infra-estrutura física das escolas do que em capacitação adequada aos profissionais da educação. Se pensar requer uma atitude, as atitudes que surgiriam a partir desse tipo de investimento, poderiam ser desastrosas para as políticas de Governo que ainda concebem como correto o fato de grande parte do corpo discente das escolas públicas, por exemplo, ser modificado em cada mudança de Governo e ser composto por pessoas que “pensam” segundo ideologias político-partidárias. Haveria de fato uma Revolução, mas nosso País poderia tornar-se realmente desenvolvido, não segundo os parâmetros econômicos dos países desenvolvidos, mas segundo os parâmetros morais.
Pensar requer uma atitude! É hora de agir!
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Ana Lúcia Taborda Beckert
<beckert.ana@gmail.com>

2 comentários:

  1. Precisamos aprender a pensar e com isso, nossas atitudes farão a diferença!!!

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  2. Excelente. Precisamos em nossa sociedade de protestos sadios como esse, mostrar que somente pensando, trazendo novas idéias e que poderemos cumprir a verdadeira cidadania. Pensar gera descontentamento, pois o crescimento visual de um povo pode incomodar os acomodados, os nossos homens do poder. Bravo!!!!

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