O grande desafio do bem pensar é justamente
compreender a “teia do conhecimento” nos seus detalhes mais peculiares. Assim a
atividade filosófica está relacionada às experiências do dia a dia. Quero
destacar a importância do fio condutor no Programa filosófico e pedagógico “Educar
para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens”.
Temos que considerar o que afirma Cláudio A. Dalbosco:
“O processo formativo educacional não
ocorre sem recursos a um conceito de racionalidade”. O Centro de Filosofia
nasceu dentro do ambiente escolar e tem por princípios desenvolver as
habilidades cognitivas e a preparação para uma cidadania consciente. Como? Usando
os recursos de uma pedagogia filosófica que leva em consideração um processo
gradativo na busca pelo bem e bom pensar através da Filosofia. O pensador J.
Krisnamurti afirmava que: ”O Pensamento é o movimento da experiência, do
conhecimento da memória”. Temos que
respeitar as etapas de cada um dos envolvidos na busca pelo saber e
conhecimentos a partir da Filosofia.
O PNE (Plano Nacional de Educação), dentre
outros encaminhamentos, deixa bem claro que “a Leitura deve ser o fio condutor
no ensino”, estabelecendo uma agenda para a Educação Brasileira. O documento
preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC) passa pelo crivo da
sociedade civil em processos de consultas públicas.
O plano traz progressos em vários aspectos, mas
dois se destacam: a promoção da leitura e a educação infantil como frente de
investimento. A gestora educacional Patrícia Lacerda destaca o que o PNE
propõe:
“Em
primeiro lugar, a BNC assume nos preâmbulos a concepção de educação como um processo contínuo, considerando o
desenvolvimento integral das pessoas. Em segundo, evidencia o letramento
literário, isto é, a forma de apropriação da literatura como
linguagem que oferece uma experiência estética, como um conhecimento relevante
que se desenvolve ao longo de toda a vida”.
O Centro de Filosofia Educação para o Pensar juntamente
com a Editora Sophos sempre defenderam a educação como um processo continuo que
considera sim o desenvolvimento integral da pessoa. Os conteúdos estão
relacionados com as outras disciplinas (interdisciplinares) e, com um viés
filosófico crítico, criativo e criterioso. Para ser realizado em todos os
segmentos escolares, da Ed. Infantil ao Ensino Médio. Oferecendo uma ética e
estética capazes de motivar e transformar as salas de aula em Comunidades de
Aprendizagem Investigativa (COM.A.I) para desenvolver conhecimentos relevantes
ao longo de toda a vida.
Trabalho a vinte e três anos com a educação,
posso afirmar com segurança que as crianças não precisam ser saturadas com
conteúdos em demasia. Os materiais didáticos e filosóficos do Centro de
Filosofia Educação para o Pensar e da Editora Sophos são organizados dentro de
fio condutor que perpassa toda estrutura escolar (da Ed. Infantil ao Ensino
Médio).
Junto com outros educadores pelo país, tenho
orgulho dessa parceria colaborativa que estamos construindo nesse processo
formativo, que leva com certeza muitos educandos e educadores a desenvolver uma
rica investigação sobre o conhecimento. Sei que os desafios são enormes e,
defendo como Paulo Freire, a ideia “que ninguém ensina ninguém, mas proporciona
ao outro as condições de conhecer, de criar, de superar o próprio mestre”. Para
ter este título de mestre muitos fatores são necessários, entre eles de ter o conhecimento
e saber proporcionar pedagogicamente as condições de superar sua maestria.
Neste caminhar usando os recursos pedagógicos
oferecidos pelo Centro e o fio condutor estruturado nos livros filosóficos,
constatei em muitos alunos o desabrochar do pensar por si, de querer ir além da
mera reprodução de conteúdos. Também significativo o envolvimento dos pais nessa
investigação sadia por uma transformação integral do ser que pensa de modo
reflexivo, crítico e transformador.
“Se a hora é de refletir sobre o que propõe a
BCN, há que se considerar que o currículo escolar precisa contemplar a ideia de
que a relação com a leitura não acaba quando somos considerados “plenamente
alfabetizados” ou quando recebemos um diploma – ela deve ser estabelecida para
o resto da vida” segundo Patrícia Lacerda.
O caminho ao investigar as ideias filosóficas é
o de construir entendimentos gradativos e abertos para que as crianças,
adolescentes e jovens tenham um conhecimento mais amplo do mundo, do outro e de
si mesmos. Sempre apresentando argumentos e justificativas do seu modo de ser de
pensar e de agir.
Quero sim poder ver em todos os educadores
deste país o gosto por uma educação reflexiva que tem como fio condutor a leitura
como decodificação e entendimento profundo da realidade social, econômica,
política. Quero ver nas escolas públicas e particulares a aprendizagem
filosófica sendo realidade e colaborando com a qualidade e atendendo ao PNE.
Fontes:
- A leitura deve ser o fio condutor do ensino –
Patrícia Lacerda portal.aprendiz.uol.com.br/2016/01/11/leitura-deve-ser-o-fio-condutor-ensino/ (acessado
26/1)
- O cuidado com o conceito articulador de uma
nova relação entre Filosofia e Pedagogia – Cláudio Almir Dalbosco /www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a03v2797.pdf (acessado
25/1/16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário