quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO REFLEXIVA NO SÉCULO 21


O Centro de Filosofia Educação para o Pensar e a Editora Sophos compõem o Sistema de Ensino Reflexivo (S.E.R.). Há 20 anos realizamos um trabalho de ensino, pesquisa, produção e assessoria junto aos colégios e professores de todo o país.

Nossa preocupação maior nesses anos de trabalho com os professores e alunos foi a de possibilitar condições materiais para que a reflexão filosófica aconteça, tenha continuidade e ajude na vida das pessoas.

Buscamos, através do Programa Filosófico-Pedagógico "Educar para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens", oportunizar que o filosofar, o ensinar e o aprender sejam vivos e cheios de vida. Que a reflexão seja constante em todos os momentos na vida das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

Ao completarmos 20 anos (no dia 18/07) vemos a concretização de muitas reflexões, ações, projetos e partilhas. Nossa história está repleta de ações em prol de uma educação reflexiva. A experiência da existência nos dá maturidade e perspectivas para olhar mais longe, e projetar novos horizontes e ações propositivas.

Nada melhor do que comemorar 20 anos oferecendo vitalidade, foco na ação e presentes. Estamos, com este informativo, inaugurando um novo tempo de ações junto aos professores, alunos, colégios e pais. Primeiramente, a continuidade do Projeto "Autor da Escola", que a partir da metade de agosto deste ano está  sendo sendo realizado em diversas escolas do país. Começamos por Brasília. Serão eventos com professores, alunos e comunidade escolar para o lançamento de 21 livros novos e reformulados. Veja a cobertura completa nas páginas do < Jornal Corujinha online deste trimestre, aqui >.

Também significativas são as ações que realizamos, como a "Ganhe um livro e indique um amigo para receber outro", comemorando nosso aniversário. Relevante a criação da Comunidade do SER e da Comunidade Escola de Pais do SER (com centenas de participantes), no Orkut. Interação, socialização de reflexões, materiais, conhecimentos... Vamos, nos próximos meses, criar a Comunidade Professores de Ed. Infantil. Participe em www.portalser.net dessas iniciativas todas e usufrua dos nossos livros e coleções.




Boa leitura, boas reflexões,
acompanhe e participe conosco.





Prof. Dr. Silvio Wonsovicz
Presidente do S.E.R.







FONTE: Este conteúdo é parte
integrante da Edição 64
do Jornal Corujinha,
seção "Editorial", página 2.

Para acessar o conteúdo desta
e de todas as edições do Corujinha
publicadas, clique AQUI.

Um comentário:

  1. Olá Silvio
    Vejo o crescimento do Centro de filosofia que agora abre asas e vai até onde não conseguia ir. A novidade dos livros contextualizados pela filosofia vem em boa hora para dizer o que podemos fazer com um bom pensamento e com bons projetos e idéias
    parabéns ao Portal Ser e a toda a sua grande e numerosa equipe que faz a diferença em nossa educação brasileira.
    marcioewald@hotmail.com
    Um abraço a todos e todas

    ResponderExcluir