quinta-feira, 4 de março de 2010

A APARÊNCIA ENGANA?


Diferente do que a grande maioria das pessoas diz a aparência NÃO engana. Simplesmente ela externa um estado de momento da pessoa. Se estou bem, produzo-me como tal. Se estou mau, produzo-me como tal. Se estou feliz, capricho em uma aparência de alegria, desde a cabeça aos pés. Minhas palavras, sentimentos e atitudes retratam, mostram, especificam quem sou no momento. Se estou infeliz, enraivecido ou triste, trato-me como tal.

O meu estado de momento  tanto  influencia como é  influenciado pelo estado de momento das outras pessoas. O que comumente se escuta é que a aparência engana. Tal afirmação  leva em consideração a perspectiva do outro em relação a você. Este é um  lado da situação, visto que estamos, é verdade, submersos em um mundo que tem feito opções por valores questionáveis.

Se vou a algum lugar levo comigo meu estado de momento em minha aparência, minhas palavras, meus sentimentos, minhas atitudes. Se a minha intenção (objetivo) é expor uma “aparência”, estou tentando enganar a mim mesmo. Afinal, a minha  intenção de,  leva-me a expor tal aparência. Não estou conseguindo fugir ao que sou de momento.

Como a minha  aparência  também  influencia  às outras pessoas, é de  se esperar  comportamentos diversos e adequados à aparência que exponho no momento. Há uma excessiva preocupação com o “olhar do outro”. O processo de introspecção é atropelado pela correria sem fim do dia-a-dia, pelos sonhos desenfreados do TER em detrimento do SER. Bons valores sociais, políticos, econômicos e religiosos precisam fazem parte do bate-papo diário, das discussões em sala de aula, dos momentos em família.

Se nos conhecêssemos um pouco mais em cada um de nossos momentos, não sofreríamos tanto em detrimento aos olhares dos outros. A boa convivência partiria do exercício de respeitarmos, embora possamos não acolher, o momento de aparência exposto por cada um.

.....................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário