quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Despertando com a Matemática
Profª. Zaida Ângela Uliana,
Profª. Sônia Regina P. M. Meirelles
Prof. Luiz henrique neves,
autores da Coleção Ser Matemático (6º. ao 9º. ano).
Corujinha: Há quanto tempo dedicam-se ao ensino da Matemática? Quais são os aspectos interessantes dessa disciplina?
Professores autores: Estamos há mais de 30 anos no exercício do magistério, levando os alunos a pensarem matematicamente. Procurando mostrar aos alunos, por meio de exemplos, que a Matemática está relacionada com seu cotidiano. O mais importante é levar os alunos ao pensar matemático e desenvolver o raciocínio lógico.
Corujinha: Por que motivo os estudantes em geral têm dificuldades com a Matemática? Como superar essas dificuldades?
Professores autores: Não achamos que sejam dificuldades, e sim a forma como lhes é apresentada a Matemática. Explorando bastante a criatividade dos alunos, propondo atividades que desenvolvam sua
capacidade de cálculo mental, o trabalho em grupo e o espírito de investigação.
Essas são estratégias que queremos que sejam desenvolvidas por professores e que propomos na coleção Ser Matemático.
Corujinha: Ao desenvolverem o livro Despertando com a Matemática, na Coleção Ser Matemático, que concepção do processo de ensino-aprendizagem guiou o trabalho?
Professores autores: Nossa maior preocupação foi apresentar aos professores de Matemática um caminho para tirar o aluno de uma pedagogia dependente e levá-lo a uma pedagogia de autonomia. Assim como educadores de outras disciplinas, nós enfrentamos cada vez mais alunos querendo tudo pronto e facilitado.
Bem como alunos com uma preguiça mental muito grande, vendo dificuldades enormes em cálculos matemáticos e raciocínios lógicos. Daí a concepção de uma coleção com livros que têm um enfoque grande não no “o que ensinar”, mas no como ensinar.
Corujinha: Nas Coleções do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R. destaca-se o objetivo de tornar a aprendizagem reflexiva, crítica. Como a Matemática é trabalhada nesta perspectiva?
Professores autores: Por meio de situações-problema, envolvendo a realidade do dia a dia de cada faixa etária. Levando os alunos a perceber que a Matemática faz parte da vida deles, e portanto pre-
cisam aprender a pensar matematicamente.
Corujinha: Percebemos na abordagem dos conteúdos do 6º Ano constantes ligações destes com situações de aplicação concreta na vida cotidiana. Por que essa é uma estratégia importante no ensino da Matemática?
Professores autores: Durante anos, o que mais ouvíamos em sala de aula era: Onde iremos usar isso? Para que preciso estudar isso, se não tem nada a ver comigo? Resolvemos então apresentar os conteúdos na forma inversa, isto é, com exemplos do cotidiano levamos os alunos aos conteúdos por meio do raciocínio lógico.
Corujinha: Com o pensar matemático, desenvolvese centralmente o raciocínio lógico. Na Era da Informação em que vivemos, em um tempo de simbiose com a tecnologia, que possibilidade a ampliação dessa capacidade nos traz? Como ela está relacionada à aprendizagem das outras áreas do saber?
Professores autores: Possibilita-nos ser cada vez mais críticos, nos levando a aprender a observar, escutar e pensar antes de dialogar.
Hoje todas as áreas estão interligadas e precisam uma das outras para ser melhor compreendidas e, com isso, nos levam a uma visão crítica bem mais ampla dos temas estudados.
Corujinha: Como vocês veem os jogos interligados com a matemática hoje?
Professores autores: São super importantes, pois é uma forma a mais de que dispomos para despertar a curiosidade e a criatividade dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário