Neste meio de ano estou completando vinte e cinto anos de magistério. De tantos passos importantes desta minha história, lembro o primeiro contato com a proposta do Centro de Filosofia, há 18 anos, e a amizade que construí com o professor Silvio - “Acima de tudo na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. Este é o papel da amizade.”
Esta frase me vem à mente quando penso no momento em que passei a ser coautora dos livros da Coleção
NEFC – 1º ao 5º ano, que trabalho em sala de aula. Uma das características de todo material produzido pelo
Centro de Filosofia e publicado pela Editora Sophos é estar cada vez mais de acordo com as necessidades dos professores e alunos que os utilizam.
Foi um grande desafio “mexer” na estrutura dos livros e escrever para o 1º ano do ensino fundamental de nove anos.
Costumo dizer que só se vê quando um livro é realmente bom depois de utilizá-lo em sala de aula por pelo menos um ano. Até agora, nas 26 turmas em que leciono, no Colégio Universitário e na Escola Pi-
nheiros, em Londrina, os Novos Espaços Filosóficos Criativos do 1º ao 5º ano estão atingindo os objetivos propostos.
As crianças foram muito receptivas às mudanças, acharam os livros mais bonitos que os anteriores. Elogiaram o formato maior, o colorido, a beleza e criatividade das ilustrações, os espaços bem maiores para escrever e desenhar. Pela capa dá pra ver que é interessante e divertido. Os textos complementares, que podem ser lidos para iniciar os trabalhos, têm feito sucesso em sala de aula e em casa. As crianças costumam trazer comentários dos pais, mostrando como as discussões prosseguem mesmo
quando a aula termina. Temos recebido retornos positivos pela assessoria filosófico-pedagógica do S.E.R., que traz as impressões e avaliações dos professores de todo país sobre os novos livros de 1º ao
5º ano.
Vamos, ao final deste ano, confirmar o sucesso do trabalho, sabendo que milhares de crianças do nosso país estão pensando melhor.
Prof.ª Sandra M. Albertino – Londrina/PR
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá professora Sandra e professor Silvio, Saudações filosóficas.
ResponderExcluirParabenizo ambos por este passo importante na história da educação brasileira de construir um método que desenvolva com as crianças habilidades de raciocínio e ajude-os a humanizarem-se cada dia mais.
Ser educador não é apenas uma profissão e sim uma vocação, e acredito que ambos Prof. Silvio e Sandra, foram chamados para cumprirem com este papel dentro de nossa existência.
Obrigado pela grandiosa participação da construção de nossa história educacional.
Prof. Geverson L. Godoy.