quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROJETO FILOSOFAR? É só começar...

Educadores e educandos buscando uma Educação para o Pensar com viés filosófico-pedagógico, dentro de um Programa filosófico reflexivo, acontecendo em todos os segmentos escolares. Este é o mais recente projeto do Centro de Filosofia, que caminha para os 25 anos de existência.

Justificativa: 

Estamos em um tempo que carece de utopias, principalmente no momento em que convivemos com as ideias do consumo, do culto hedonista da mercadoria, da alienação, da busca do prazer espetacular pelas sensações. Pensar e fazer pensar, nesta realidade, é sempre uma postura transformadora.

A história de mais de duas décadas de existência do Centro de Filosofia e Editora Sophos está repleta de muita atuação, reflexão e produção, junto às escolas, orientando e discutindo com milhares de professores, de todas as áreas do conhecimento, em várias centenas de cursos e assessorias filosóficas pelo País, com uma defesa contundente da Educação Reflexiva. Neste intento, enfatizamos e assumimos como uma característica marcante a postura que adotamos ao fazermos um trabalho em equipe, onde é de suma importância a socialização dos saberes para podermos construir um caminho próprio.

O que defendemos através de nossas estruturas, dos cursos de formação e de investigações filosóficas, das assessorias sistemáticas aos colégios, é a implantação de aulas reflexivas (pela filosofia) em todos os segmentos. Por isso a utilização de livros das Coleções filosóficas pedagógicas que produzimos. Com o trabalho a partir dos livros e coleções sistemáticas esperamos:

  • A utilização das habilidades de raciocínio, tendo presente que não são aprendidas fora de contextos, isoladas, mas utilizando-as nas várias disciplinas e nas discussões filosóficas.

  • Aprender a fazer relações entre ideias, fatos, conteúdos, experiências e as diversas visões de mundo.

  • Buscar constantemente apreender as relações implícitas e explícitas apresentadas nos assuntos e nas ideias.

  • Valorizar o processo de investigação e a discussão do grupo relacionados aos assuntos apresentados e às ideias filosóficas, sem menosprezar o produto deles resultante ou os resultados.

  • Desenvolver a aprendizagem relacionada ao investigar, tanto individualmente como em grupo, e perceber as alternativas diante das possibilidades do conhecimento.

  • Reconhecer a importância do questionar a si e ao grupo, levando em consideração os outros pontos de vista, colaborando desta forma para a construção da Comunidade de Aprendizagem Investigativa em sala de aula, transformando-a num espaço onde haja uma cultura do pensar.

  • Entender que o conhecimento da realidade tem três dimensões que precisam ser consideradas: a dimensão crítica, que leva ao perguntar o que é?; a dimensão criativa, que leva a perguntar como pode ser conhecido?; e a dimensão criteriosa, que leva a perguntar o que pode ser construído? Com o uso do que se aprende sobre o mundo.

  • Exercitar a dialética socrática, percebendo que todo nosso saber é provisório – “só sei que nada sei”, interiorizando os procedimentos de investigação.

  • Valorizar a importância de cultivar em todos os momentos escolares e em todos os espaços a atitude proveniente da cultura do pensar – investigar, discutir, refletir, reconsiderar, agir.

  • Prezar por adquirir uma postura ponderada (pondos – peso) e de bom senso diante dos fatos, das ideias e da ação.

Com a realização desse projeto, não há intenção de seguir uma proposta como uma “moda” realizada em todo o mundo. Propõe sim, desenvolver um trabalho de Filosofia com os educandos e educadores, que, nas devidas proporções, respeita as especificidades da cultura e dos costumes de cada comunidade escolar.


Objetivos:

- Desencadear entre os membros da comunidade escolar uma oportunidade de reflexão sobre a importância da presença de filósofos na sociedade, bem como dos símbolos e suas implicações em nossas vidas, a fim de que possamos entender o mundo em que vivemos e ajudar a transformá-lo, para que todos possam atingir o seu almejado “sonho” de dignidade e felicidade.

- Conseguir que na Escola sejam feitos projetos interdisciplinares para apresentação no dia da Exposição das Corujas Itinerantes e das palestras a serem ministradas pelo assessor filosófico-pedagógico.


Público alvo: Professores e alunos da Rede Pública - Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Período de execução: Abril a Dezembro de 2012.


Como sua escola pode participar?

Encaminhando para o e-mail: assessoria@portalser.net o projeto que realizará junto aos seus alunos (segmentos: Ed. Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio) durante o período escolar (abril a dezembro de 2012).

Após análise e aprovação, pelo Departamento de Assessoria Filosófico-Pedagógica do S.E.R., a Editora Sophos irá encaminhar livros didáticos de Filosofia para auxiliar na execução do projeto. O Centro de Filosofia dará assessoria e acompanhamento ao professor e à escola.

Esse projeto pretende atender essencialmente às escolas públicas do nosso País. As inscrições terão um limite máximo para cada segmento. Ultrapassando esse limite, a Editora Sophos e o Centro avisam que ficam para outra ação que faremos em breve.



Departamento Assessoria do S.E.R. (Págs. 6 e 7 do Jornal CORUJINHA nº69 : clique aqui para ler online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário