(Editorial do Jornal de Ideias da Filosofia com Crianças,
Adolescentes e Jovens – Corujinha nº75 – 1º trimestre / 2014)
A história é feita de cotidianos e cabe a nós, eu e você, escrevê-la.
Assim tem sido o dia a dia na vida de muitos educadores por todo o País. Construindo pessoas dentro de um pensar crítico, criativo e criterioso, educadores, filósofos, “amigos da sabedoria”, sonham e realizam um filosofar vivo com as crianças, os adolescentes e jovens.
É preciso mais que uma boa ideia, é preciso acreditar.
Sim, somos hoje um grande ‘time’ de educadores espalhados por todo o País, educadores que acreditam e realizam uma escola reflexiva, que tem com e na Filosofia um caminho seguro na formação de cidadãos (desde a Ed. Infantil até o Ensino Médio), com postura ética e espírito comunitário. Eles acreditam no que fazem e tem têm resultados escritos na sua história de vida, da instituição que participam e nos 25 anos do Centro e Editora Sophos.
Resgatar os 25 anos de nossa história é parte do combustível que nos levará muito mais longe. Nunca conseguiremos nos afastar dos ideais, das lutas que educadores tem têm coragem de enfrentar e sonham realizar.
Por isso, este Corujinha que está em suas mãos faz parte das edições históricas que teremos neste ano. Nas págs, 5, 6 e 7, está o coroamento deste trabalho, com depoimentos de educadores, alunos, coordenadores, pais, direções de colégios da Região Sul que estão conosco há 25, 23, 20, 18, 15... 2 anos. No jornal do 2º trimestre, traremos os depoimentos das escolas da Região Nordeste, no 3º trimestre das escolas da Região Centro-Oeste e Norte e, no 4º trimestre, das escolas da Região Sudeste. Concretizando, assim, a frase do pensador Eduardo Galeano: “Quando está realmente viva, a memória não contempla a história, mas convida a fazê-la.”.
Fazer a compressão de 25 anos constitui tarefa árdua, mas, necessária.
O que posso dizer é que, quando instituições (como o Centro de Filosofia e Editora Sophos) atingem um quarto de século, independentemente de seus discutíveis méritos, é porque atendeu a muitas necessidades. Porque serviu a vários objetivos. No nosso caso, viemos ao mundo para servir a propósitos: fazer um filosofar vivo junto com as pessoas; transformar as escolas em espaços reflexivos; oferecer livros de filosofia e didáticos dentro de um Programa filosófico-pedagógico; oportunizar o diálogo filosófico, levando crianças, adolescentes e jovens ea serem autores de suas ideias...
Falar do passado é bom. E muito. Mas, divisar os contornos do futuro ainda é ainda melhor.
Traz muita alegria a presença de tantos que sonham conosco. Educadores bem informados que vão, cada vez mais, redefinindo os caminhos que vamos trilhando e trilharemos, especialmente no que diz respeito ao entendimento da nossa missão neste século XXI. Renova o sentimento pensar que a nossa trajetória possa servir, se não de exemplo, pelo menos de experiência. Registrar na história o que cada colégio está realizando (págs. 8, 9, 10, 11), os projetos que estamos implementando (pag.3), a Formação Continuada (pág. 4) e as novas Coleções Filosóficas que estão sendo produzidas, o livro “Escrevendo a história a várias mãos” (encarte), são nossos PRESENTES para todos os Colégios parceiros pelo País.
Você é parte da nossa história, pois caminha conosco na construção de uma Educação Reflexiva. Boas leituras!
Prof. Dr. Silvio Wonsovicz
Opinião dos leitores
- Foram vários dias, quase um mês, pesquisando no passado, compilando dados, recordando acontecimentos, cutucando as emoções. Depois a escrita, o registro. Transformar em palavras o que se viveu, o que se sentiu. Escrever o ontem com a cabeça de hoje. Oportunidade de reviver, ressignificar o que não foi tão bom, ficar com a força do que foi bom e seguir em frente para viver outras histórias. São 25 anos presentes em nossa vida. (Profª. Sandra M.Albertino – Londrina/PR. - sanndra@sercomtel.com.br )
- Parabenizo o “Jornal de ideias da Filosofia com crianças, adolescentes e jovens - Corujinha” pelos vinte e cinco25 anos de empenho por uma Filosofia Viva, pois tem contribuído muito com o trabalho que faço com Filosofia na Rede rede pública do estado Estado de São Paulo, desde 1992. É uUm grande desafio o fazer pedagógico em Filosofia junto aos educandos, a comunidade escolar e os pais. Por isso, procuro envolver os estudantes com as situações do mundo atual, relacionando os problemas da própria vida escolar, como podem constatar no blog http://www.filosofiaemacao.blogspot.com.br, que tenta retratar o projeto Filosofia em Ação. O “Corujinha” veio materializar a vontade de sermos mais e melhores como pensadores. Parabéns! (Profa. Maria Terezinha Corrêa – São Paulo/SP - mtec@usp.br )
- É com carinho que escrevo aos amigos leitores do Corujinha para transmitir minha satisfação em acompanhar as belas e significativas reflexões publicadas no Jornal. Procuro seguir os passos da filosofia socrática: “"só sei que nada sei”". Estou sempre aprendendo e buscando novas possibilidades de interação com meus alunos (relação dialética de aprendizagem, em que os estudantes ajudam-me a não estagnar e a não ficar preso a modelos de educação). Acredito numa educação que parte da “"maiêutica”", pois o papel do professor é ser “"parteiro" ” de novas ideias. Acredito e desenvolvo a Pedagogia Empreendedora, educar é criar laços afetivos e efetivos na construção fascinante do conhecimento. Parabéns, continuem seguindo em frente com brilho nos olhos. (Dilson Neves – Diretor Escola SESI Abelardo Lopes – Maceió/AL - dilson.neves@al.sesi.org.br )
- Sou professora de Filosofia e gostaria de parabenizar pelo trabalho de vocês, coordenadores do S.E.R., pela reciprocidade que tem têm com os educadores, e mais ainda em divulgar as atividades filosóficas trabalhadas nas escolas. Gostaria de Aagradecer também pelo jornal Corujinha, que sempre recebo em minha casa e na Escola. (Profª. Conceição Figueiredo – Imperatriz/MA - ceissasf@hotmail.com )
- Filosofar vai além da reflexão, é um desvelamento do senso comum. Um convite para um pensar de ordem superior! É com esse objetivo que a ação de filosofar entra nas escolas e torna a sala de aula uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa com o intuito de formar crianças e jovens cidadãos pensantes. (Profª. Marleide Breitenbach – Ibirubá/RS - marleideb31@hotmail.com )
- Trabalhar com crianças e adolescentes é sempre gostoso e surpreendente; e. Eles interagem muitas vezes como se tivessem profundo conhecimento daquele conteúdo específico, como também questionam e fazem suas colocações com a devida maturidade de quem já temns costume de fazer criíticas construtivas. (Profª. Valdirene Barbosa Ferreira – Teresina/PI - direnevb@yahoo.com.br )
- Um Filosofar Vivo com as pessoas. Na convivência com outras pessoas é possível dizer a palavra sobre determinadas coisas. Uma delas é que a Filosofia ajuda no discernimento das coisas, como também favorece em resolver algumas situações e problemas. Portanto, filosofar com as pessoas é saber ouvi-las também. (Fernancio Barbosa Carneiro – Fortaleza/CE - fernancyo@gmail.com )
- Afeto e limite -. Tenho pensado muito sobre a quantas anda a relação dos pais com seus filhos e o papel dos educadores nesse contexto. Será que é correto os pais amarem incondicionalmente seus filhos, repassando aos educadores a função de estabelecer normas e limites? Estabelecer limites também é uma forma de amar, também é uma maneira de mostrar preocupação e amor. (Bebete Alvim - Escritora – Belo Horizonte/MG - bebete.alvim@terra.com.br )
- Participei do lançamento da Filosofia no Col. São José, de Tubarão/SC, há alguns anos, e acredito que esse foi um fato de extrema importância para nossos alunos. É necessário que ensinemos a eles uma maneira de pensar que os levem ao desenvolvimento de suas ideias. Filosofar é preciso, já que a Filosofia é a busca constante pelo conhecimento. Nós, educadores, não devemos entregar o saber pronto às nossas crianças. Nosso compromisso para com elas é instigá-las a buscar o conhecimento. (Profª. Maria Dilú Nunes Angelo – Tubarão/SC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário