sexta-feira, 21 de março de 2014

Um Filosofar VIVO junto com as pessoas


(Editorial do Jornal de Ideias da Filosofia com Crianças,
Adolescentes e Jovens – Corujinha nº75 – 1º trimestre / 2014)

A história é feita de cotidianos e cabe a nós, eu e você, escrevê-la.
Assim tem sido o dia a dia na vida de muitos educadores por todo o País. Construindo pessoas dentro de um pensar crítico, criativo e criterioso, educadores, filósofos, “amigos da sabedoria”, sonham e realizam um filosofar vivo com as crianças, os adolescentes e jovens.
É preciso mais que uma boa ideia, é preciso acreditar.
Sim, somos hoje um grande ‘time’ de educadores espalhados por todo o País, educadores que acreditam e realizam uma escola reflexiva, que tem com e na Filosofia um caminho seguro na formação de cidadãos (desde a Ed. Infantil até o Ensino Médio), com postura ética e espírito comunitário. Eles acreditam no que fazem e tem têm resultados escritos na sua história de vida, da instituição que participam e nos 25 anos do Centro e Editora Sophos.
Resgatar os 25 anos de nossa história é parte do combustível que nos levará muito mais longe. Nunca conseguiremos nos afastar dos ideais, das lutas que educadores tem têm coragem de enfrentar e sonham realizar.
Por isso, este Corujinha que está em suas mãos faz parte das edições históricas que teremos neste ano. Nas págs, 5, 6 e 7, está o coroamento deste trabalho, com depoimentos de educadores, alunos, coordenadores, pais, direções de colégios da Região Sul que estão conosco há 25, 23, 20, 18, 15... 2 anos. No jornal do 2º trimestre, traremos os depoimentos das escolas da Região Nordeste, no 3º trimestre das escolas da Região Centro-Oeste e Norte e, no 4º trimestre, das escolas da Região Sudeste. Concretizando, assim, a frase do pensador Eduardo Galeano: “Quando está realmente viva, a memória não contempla a história, mas convida a fazê-la.”.
Fazer a compressão de 25 anos constitui tarefa árdua, mas, necessária.
O que posso dizer é que, quando instituições (como o Centro de Filosofia e Editora Sophos) atingem um quarto de século, independentemente de seus discutíveis méritos, é porque atendeu a muitas necessidades. Porque serviu a vários objetivos. No nosso caso, viemos ao mundo para servir a propósitos: fazer um filosofar vivo junto com as pessoas; transformar as escolas em espaços reflexivos; oferecer livros de filosofia e didáticos dentro de um Programa filosófico-pedagógico; oportunizar o diálogo filosófico, levando crianças, adolescentes e jovens ea serem autores de suas ideias...
Falar do passado é bom. E muito. Mas, divisar os contornos do futuro ainda é ainda melhor.
Traz muita alegria a presença de tantos que sonham conosco. Educadores bem informados que vão, cada vez mais, redefinindo os caminhos que vamos trilhando e trilharemos, especialmente no que diz respeito ao entendimento da nossa missão neste século XXI. Renova o sentimento pensar que a nossa trajetória possa servir, se não de exemplo, pelo menos de experiência. Registrar na história o que cada colégio está realizando (págs. 8, 9, 10, 11), os projetos que estamos implementando (pag.3), a Formação Continuada (pág. 4) e as novas Coleções Filosóficas que estão sendo produzidas, o livro “Escrevendo a história a várias mãos” (encarte), são nossos PRESENTES para todos os Colégios parceiros pelo País.
Você é parte da nossa história, pois caminha conosco na construção de uma Educação Reflexiva. Boas leituras!
Prof. Dr. Silvio Wonsovicz

Opinião dos leitores
  1. Foram vários dias, quase um mês, pesquisando no passado, compilando dados, recordando acontecimentos, cutucando as emoções. Depois a escrita, o registro. Transformar em palavras o que se viveu, o que se sentiu. Escrever o ontem com a cabeça de hoje. Oportunidade de reviver, ressignificar o que não foi tão bom, ficar com a força do que foi bom e seguir em frente para viver outras histórias. São 25 anos presentes em nossa vida. (Profª. Sandra M.Albertino – Londrina/PR. - sanndra@sercomtel.com.br )
  2. Parabenizo o “Jornal de ideias da Filosofia com crianças, adolescentes e jovens - Corujinha” pelos vinte e cinco25 anos de empenho por uma Filosofia Viva, pois tem contribuído muito com o trabalho que faço com Filosofia na Rede rede pública do estado Estado de São Paulo, desde 1992. É uUm grande desafio o fazer pedagógico em Filosofia junto aos educandos, a comunidade escolar e os pais. Por isso, procuro envolver os estudantes com as situações do mundo atual, relacionando os problemas da própria vida escolar, como podem constatar no blog http://www.filosofiaemacao.blogspot.com.br, que tenta retratar o projeto Filosofia em Ação. O “Corujinha” veio materializar a vontade de sermos mais e melhores como pensadores. Parabéns! (Profa. Maria Terezinha Corrêa – São Paulo/SP - mtec@usp.br )
  3. É com carinho que escrevo aos amigos leitores do Corujinha para transmitir minha satisfação em acompanhar as belas e significativas reflexões publicadas no Jornal. Procuro seguir os passos da filosofia socrática: “"só sei que nada sei”". Estou sempre aprendendo e buscando novas possibilidades de interação com meus alunos (relação dialética de aprendizagem, em que os estudantes ajudam-me a não estagnar e a não ficar preso a modelos de educação). Acredito numa educação que parte da “"maiêutica”", pois o papel do professor é ser “"parteiro" ” de novas ideias. Acredito e desenvolvo a Pedagogia Empreendedora, educar é criar laços afetivos e efetivos na construção fascinante do conhecimento. Parabéns, continuem seguindo em frente com brilho nos olhos. (Dilson Neves – Diretor Escola SESI Abelardo Lopes – Maceió/AL - dilson.neves@al.sesi.org.br )
  4. Sou professora de Filosofia e gostaria de parabenizar pelo trabalho de vocês, coordenadores do S.E.R., pela reciprocidade que tem têm com os educadores, e mais ainda em divulgar as atividades filosóficas trabalhadas nas escolas. Gostaria de Aagradecer também pelo jornal Corujinha, que sempre recebo em minha casa e na Escola. (Profª. Conceição Figueiredo – Imperatriz/MA - ceissasf@hotmail.com )
  5. Filosofar vai além da reflexão, é um desvelamento do senso comum. Um convite para um pensar de ordem superior! É com esse objetivo que a ação de filosofar entra nas escolas e torna a sala de aula uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa com o intuito de formar crianças e jovens cidadãos pensantes. (Profª. Marleide Breitenbach – Ibirubá/RS - marleideb31@hotmail.com )
  6. Trabalhar com crianças e adolescentes é sempre gostoso e surpreendente; e. Eles interagem muitas vezes como se tivessem profundo conhecimento daquele conteúdo específico, como também questionam e fazem suas colocações com a devida maturidade de quem já temns costume de fazer criíticas construtivas. (Profª. Valdirene Barbosa Ferreira – Teresina/PI - direnevb@yahoo.com.br )
  7. Um Filosofar Vivo com as pessoas. Na convivência com outras pessoas é possível dizer a palavra sobre determinadas coisas. Uma delas é que a Filosofia ajuda no discernimento das coisas, como também favorece em resolver algumas situações e problemas. Portanto, filosofar com as pessoas é saber ouvi-las também. (Fernancio Barbosa Carneiro – Fortaleza/CE - fernancyo@gmail.com )
  8. Afeto e limite -. Tenho pensado muito sobre a quantas anda a relação dos pais com seus filhos e o papel dos educadores nesse contexto. Será que é correto os pais amarem incondicionalmente seus filhos, repassando aos educadores a função de estabelecer normas e limites? Estabelecer limites também é uma forma de amar, também é uma maneira de mostrar preocupação e amor. (Bebete Alvim - Escritora – Belo Horizonte/MG - bebete.alvim@terra.com.br )
  9. Participei do lançamento da Filosofia no Col. São José, de Tubarão/SC, há alguns anos, e acredito que esse foi um fato de extrema importância para nossos alunos. É necessário que ensinemos a eles uma maneira de pensar que os levem ao desenvolvimento de suas ideias. Filosofar é preciso, já que a Filosofia é a busca constante pelo conhecimento. Nós, educadores, não devemos entregar o saber pronto às nossas crianças. Nosso compromisso para com elas é instigá-las a buscar o conhecimento. (Profª. Maria Dilú Nunes Angelo – Tubarão/SC)

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