quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Somos nossa dignidade


"Não há democracia sem respeito aos direitos humanos, assim como não é possível garantir quaisquer direitos fora do regime democrático." (Margarida Genevois)

Festejar os 61 anos da DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) significa re-significar o sentido dos próprios direitos humanos. Nascidos num contexto de barbárie, após a II Guerra Mundial, a humanidade aspirou novos valores para conduzir a historia da humanidade: a paz, a dignidade humana, a justiça social, o desenvolvimento, a democracia. No atual contexto brasileiro, é preciso reconhecer que ainda precisamos ensinar e promover muito nossa cidadania, para promover direitos humanos.

Direitos humanos são uma construção histórica e se fazem através de muita organização e luta. A diversidade (da vida, dos pensamentos e das culturas) estão na base de sua construção. Somos iguais, e diferentes. E o reconhecimento das necessidades humanas significa reconhecer em cada um e cada uma a idéia de que todos somos "sujeitos de direitos". Somos sujeitos de direitos, capazes de nos reconhecermos nos outros, e com eles, na interação, agir para transformar realidades de discriminação, preconceito, privilégios, domínio ou exploração, exclusão.

As nossas maiores lutas, individuais ou coletivas, visam o reconhecimento de nossa condição humana e as nossas potencialidades. Por conta disso, direitos humanos pressupõe dignidade, esta palavra de tão difícil conceituação, mas de fácil percepção quando ausente nas vidas humanas. Reconhecidos, estamos em condições de realizar o nosso maior desejo humano: a felicidade. Sim, pois é para isto que vivemos, que lutamos e que sonhamos, a vida inteira.

A cultura brasileira, entendida como nosso modo de ser, pensar e agir coletivos, ainda carrega ranços que não nos permitem plena liberdade e plena cidadania. Muitos brasileiros entendem direitos como favores, ou como sorte. Como uma democracia recente, carecemos de habilidades políticas para vivermos bem a nossa democracia. Os gregos concebiam democracia como a arte de governar e ser governado. Neste contexto, compreende-se, de fundamental importância, o papel da educação. O cidadão, imbuído de sua condição de portador de direitos e o Estado promovendo os direitos humanos, através de políticas públicas, extensivas a todos e todas.

A educação em direitos humanos significa educar para a democracia, oportunizando que os cidadãos tenham noção de seus direitos e deveres e que lutem por eles. É papel da escola, e da educação, contribuir para a compreensão do mundo, para uma melhor inserção nele. A cultura de direitos humanos sugere condições em que ocorram a tolerância, o diálogo, a cidadania, a diversidade. Deve também permitir a liberdade de organização e luta aos grupos organizados em torno de seus direitos. Deve exigir um Estado protetor e promotor de direitos humanos, e não violador da vivência da cidadania e das liberdades.

A consciência, quando transformada em luta (diária, cotidiana, permanente) garantirá a exigibilidade de nossos direitos. Esta luta não é solitária, como ensina Gonzaguinha: "... aprendi que se depende sempre. De tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. E é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho, por mais que pense estar".

A dignidade, da qual todos somos portadores, abre horizontes para a necessidade do outro. Eu, você e nós só seremos felizes se pudermos compartilhar vida plena, na humanidade que reside em cada um e cada uma de nós, sendo iguais nas nossas diferenças

Nei Alberto Pies, professor e ativista de direitos humanos.

4 comentários:

  1. Muito importante a leitura do texto, para nos lembrar da importância de sermos solidários com os nossos irmãos. Serve de alerta para nós.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,o texto.Sempre estou antenada,quanto ao direitos do meu semelhante.Quando penso no proximo como igual a mim, me vejo nele, e sinto o que ele sente.Somos mais fortes quando somos unidos,e com objetivos interligados.
    Adooooooooooooooro estar em contato com pessoas inteligentes.Pois inteligente é aquele q se preocupa com o outro.
    bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Compartilhar com os demais; é isso que precisamos fazer com as nossas reservas de aprendizagem. Belíssimo texto...

    ResponderExcluir
  4. Ouço muitos comentários e penso sobre as seguintes frases: direito do corrupto, do bandido, do sequestrador, daquele que alcoolizado matou um pai de família, e, aonde fica o direito da família lesada, violada? E, que é fácil falar bonito quando não estamos emocionalmente envolvidos; quando não é o meu filho pequeno que foi arrastado por km. Sinto-me confusa ao refletir sobre isto. A velha história de até onde vai o meu direito e o meu dever em uma sociedade aonde não temos parâmetros, nem limites? Um aluno joga o seu prof. no chão, o espanca a ponto de deixá-lo desacordado e, a cri(on)ça e/ou adolescente é simplesmente protegido pelos direitos da criança e do adolescente assim como o politico é protegido por seu direito parlamentar. Consciência? Direitos? Deveres? Quanto a isto tenho muito o que filosofar!!! Hoje, não tenho respostas, apenas perguntas e a visão do sofrimento de pessoas que simplesmente querem viver na paz, na harmonia junto de suas famílias e de seus vizinhos. Vânia (jacaraípe - E.E.)

    ResponderExcluir