quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Roda da Conversa: filosofando com crianças pequenas

Profª. Vanessa Brianti Hinuma

Brincadeiras, agitação, entrada na escola. O dia a dia em uma escola de educação infantil é muito diferente e muitas vezes ouvimos falar que crianças pequenas são imaturas, que não sabem o que dizem, mas com determinadas intervenções e questionamentos podemos perceber que as crianças pensam, refletem e agem. Filosofando e construindo conhecimento.

            Pensando em tudo isso, a rotina em minha sala de aula com o Maternal (crianças de 3 e 4 anos) inclui a roda da conversa. Esta é bem longa, construímos e refletimos sobre vários conhecimentos e acontecimentos. Todos os dias, conversamos sobre um tema. Por exemplo, se estamos trabalhando a Água, conversamos sobre a preservação dela, seu uso consciente. Se estamos trabalhando sobre folclore, conversamos e analisamos o brincar de pipa, o perigo do uso do cerol. E não sou só eu que trago os temas. Há fatos que acontecem com as crianças que também discutimos. Abro a roda para eles elencarem temas também. Então, crianças que no começo do ano quase não falavam, agora ampliaram o seu vocabulário e opinam sobre os temas. 

            E uma dessas rodas da conversa nós estávamos trabalhando sobre o circo. Então levei a imagem de um leão preso em uma jaula muito triste. E comecei a questionando se o leão estava triste ou alegre? As crianças, em coro, responderam que estava triste. Então indaguei: - Por que será? Onde ele mora? Onde ele está? Ele está gostando deste lugar?

            Através destes questionamentos, as crianças foram respondendo que ele não estava gostando, que ele estava preso. Então perguntei porque ele estava preso. Um menino falou que ele fez algo errado e prenderam ele. Todos riram e perguntei se existe prisão de animais. E um outro menino respondeu: - O Zoológico, oras! Questionei se os animais que ficam no zoológico  é porque fizeram algo errado. Em coro todos falaram que não.

            Lancei mais uma informação. Este animal era de circo. Todos falaram que gostam de circo. Então pedi para pensarem se o leão estava gostando. Eles disseram que não, que ele estava triste e que tinha um homem que batia nele. Falei mais uma informação: - Por isso que é proibido ter animais no circo. Porque eles sofriam muito, apanhavam e até passavam fome. Os homens não os tratavam bem. 

            Desta forma, veio a conclusão que os animais estavam sendo maltratados nos circos e que isso é crime. Um aluno falou que se visse alguém bater em algum animal ele ia chamar a polícia. Falei que era bom pedir para o papai e a mamãe ligar se isso acontecesse. 

            Como vemos, a roda da conversa, por acontecer todos os dias dá subsídios para as crianças pensarem e refletirem sobre determinados assuntos. No início do ano eles conseguiam falar apenas frases curtas. Só com o cotidiano filosófico e reflexivo que construiremos uma educação para o pensar. Isso é construído dia a dia. Não conseguiremos rapidamente e de um dia para o outro.

            As crianças pequenas refletem e mostram a sua opinião. Só depende do ambiente e das intervenções que a professora propicia.


Vanessa Brianti Hinuma, pedagoga formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós graduada em Gestão Educacional pela mesma universidade. Atua como professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Hortolândia - SP

7 comentários:

  1. Acredito no pensar das crianças na educação infantil; trabalhando no início do ano letivo, elas vão desenvolver mais o seu pensamento e daí estaremos despertando o seu senso crítico.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Professora Vanessa!
    Acreditamos que através de iniciativa como a sua é quea a educação do Brasil será melhor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Muito bom. Crianças aprendendo pensar desde a mais tenra idade. Utilizando esta metodologia até o ensino médio, teremos pessoas críticas e conscientes.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Gostaríamos que fosse utilizado esta metodologia nas aulas do ensino médio.

    ResponderExcluir
  5. Gostei parabéns pela forma metodológica de incentivar as crianças a pensarem.

    ResponderExcluir
  6. É muito bom. Parabéns pelo metodo metodolólico, pois assim poderemos ter pessoas mais questionadoras e conscietes

    ResponderExcluir
  7. VANESSA AMEI SEU ARTIGO,SOU SUSPEITA FALAR ACOMPANHEI TUDO ISSO BEM DE PERTINHO....BJOS DA SUA RECRE QUE AMA REGISTRAR TODOS ESSES MOMENTOS

    ResponderExcluir