Autor: Matheus Arcaro
(fonte no final do texto)
Há algum tempo o jornal “O Estado de São Paulo” anda veiculando um comercial (ver aqui) no qual o argumento de venda é a distinção entre conhecimento e informação. A diferenciação, em si, é pertinente. No entanto, cabe um aprofundamento na questão. Para isso, recorro a um pensador do século XVII, John Locke.
A teoria do conhecimento de Locke, exposta na obra “Ensaio sobre o Entendimento Humano” é empirista, ou seja, para ele todo conhecimento é, fundamentalmente, derivado da experiência sensível. O objetivo inicial da obra é, na verdade, político: expurgar o poder absolutista vigente na Inglaterra. O absolutismo era alicerçado no inatismo (que defendia que algumas idéias nasciam com os homens, gravadas na mente). Os soberanos, então, governavam por uma “concessão divina”; eram legítimos herdeiros daquele que criou o universo. “A mente humana é uma folha em branco, preenchida ao longo do tempo com a experiência”, afirmava Locke. Nessa perspectiva, todos nascem iguais. Demonstrado que o conhecimento deriva da experiência, o absolutismo alicerçado no inatismo cai por terra.
Entrando na questão do conhecimento propriamente dito: refutado o inatismo no início da obra, Locke vai mostrar como se dá o aprendizado, ou seja, como ocorre a passagem das impressões particulares para as idéias gerais e abstratas. São 5 passos:
1- Os sentidos recolhem o material que vai formar idéias particulares.
2- O entendimento vai se familiarizando com as impressões particulares decorrentes dos sentidos.
3- As idéias familiarizadas são alojadas na memória.
4- Para recuperar as idéias na memória, rotulam-se as mesmas, ou seja, emprega-se um nome aos conceitos (daí a importância da linguagem. Ela é o meio pelo qual as idéias exteriorizam-se).
5- Abstrai-se e criam-se nomes gerais, universais, que todos (ou quase todos) são capazes de entender.
A definição lockiana de conhecimento é: “percepção do acordo e conexão ou desacordo e oposição entre as minhas idéias”. O conhecimento é interno ao sujeito. É a capacidade de relacionar ou constatar o desacordo entre idéias. A informação (este não é um termo contemporâneo de Locke) é exterior. Pode virar ou não conhecimento.
Que benção! Se a informação pode virar conhecimento e vivemos na era da Sociedade da Informação, a possibilidade de conhecimento é grande, né? Não é bem assim. Recorramos novamente ao “Ensaio sobre o Entendimento Humano”. Locke nos fala de 3 graus de conhecimento:
Primeiro, o intuitivo que consiste na comparação imediata entre duas idéias, sem, portanto, necessidade de mediação. Mas não é sempre que conseguimos comparar sem mediação. Então surge o conhecimento demonstrativo, racional, que consiste na intermediação entre duas idéias para que haja a ligação. A matemática é um exemplo. Por fim, temos o sensitivo, que é a percepção das coisas particulares, limitado pelos próprios órgãos sensoriais. Este, só é válido para aquele momento. “Não é possível fazer-se ciência nesse grau de conhecimento”, diz Locke.
A informação está nesse grau.
A Sociedade da Informação não é, necessariamente, benéfica. Ao contrário, pode ser um obstáculo ao conhecimento. Conhecimento é um processo interno. É a possibilidade de aplicar o aprendido a outras situações, generalizar.
Conhecimento é “digestão”. Mas, hoje em dia, mal comemos uma informação, já temos outra sobre a mesa. Vorazes, devoramos. Engordamos, mas não estamos nutridos.
Repassar informação! Eis o que a maioria das escolas faz. Pressionadas pela necessidade de aprovação no vestibular, enxergam os alunos como “sacos” de depósito de conteúdo. Não ensinam a pensar, a fazer as conexões (como Locke aponta ainda em 1690).
Dicionários contemporâneos colocam conhecimento e informação como sinônimos. E, algumas pessoas tomam um pelo outro. “Menina, você não viu isso hoje no jornal?”, perguntam indignadas. Viram papagaios. Reproduzem o que ouvem ou lêem.
Voltando ao Estadão. O comercial é todo pautado pela oposição entre conhecimento e informação. Vejamos algumas colocações:
“Se hoje informação é de graça, qual o valor do conhecimento?”
Visão estritamente mercantil. Conhecimento, aqui, é mercadoria. O valor cognitivo seria aumentado pela gratuidade da informação. Que beleza!
“Conhecimento é difícil de achar.” Eis uma definição brilhante! O conhecimento não é “achável”. Como vimos, é um processo interno do sujeito.
Jornal, seja ele qual for, não traz em si o conhecimento. Mas se, por ventura, um trouxesse, todos trariam. Ilustro com manchetes desse domingo (18/09/09):
Estadão on line: “PM busca traficantes e corpos em quatro morros da zona norte do Rio”
Folha on line: “Mais inocentes podem ter morrido no Rio, diz PM”
Para usar como argumento de venda a distinção entre conhecimento e informação, ou a agência de publicidade do Estadão sabia que o jornal não fornece conhecimento e foi imoral, ou (o que é mais provável) só tinha informação e não conhecimento sobre o conhecimento.
Fonte: http://oqueinspira.blogspot.com
Publicado e divulgado sob autorização do autor.
Maravilhoso! Pensei sobre isto hoje na faculdade. É incrível como podemos nos tornar meros repetidores de informação, mas completamente desprovidos de conhecimento.
ResponderExcluirParabéns!
Regina Lopes
Rio de Janeiro - RJ
ótima matéria! parabéns pela forma simples, porém clara, de repassar seus conhecimentos. continue assim sempre!
ResponderExcluirOlá! Valeu a pena ter parado nesta hora para ler esse comentário. Muito bom. Todas essas diferenciações, relação com a escola especialmente, me interessaram muito. Pertinente. Devia estar incluido num livro de formação de pedagogos.
ResponderExcluirObrigada
Fátima Porto
É por isso que a Filosofia deve estar presente na vida, abre-nos a mente para o que está por trás da informação.
ResponderExcluirParabéns!
Roberto
Barueri-SP
Algumas vezes Não leio algumas mensagens. Com muita sorte Lí esta e de fato o texto está riquissimo: sucinto, objetivo e exclarecedor. Parabens!
ResponderExcluirLeonildo assiz São Paulo
Educador
Quem disse que a filosofia é puro deleite? sem sentido? Um texto como esse mostra que a vida é um momento de conhecimento. Parabéns a vocês do SER que oportunizam essas e outras reflexões. Valeu e continuem socializando saberes e conhecimentos.
ResponderExcluirSetacros - Florianópolis
Cara,exelente texto.Parabéns pela maneira de pensar e colocar disponível o seu pensamento para que todos os interessados possam ter acesso as informaçoes.Marcos Limeira SP
ResponderExcluirAna Maria Souza
ResponderExcluirMuito boa a reflexão sobre informação e conhecimento passarei a ter mais atenção sobre as diferenças de conceito entre as duas palavras fazendo com que os meus alunos tire as próprias conclusões de forma refletida.
Muito pertinente essa reflexão.Quando vi a propaganda, de fato percebi algo contraditório. Mas não refleti sobre essa situação.Realmente é possível, agora, perceber a diferença entre conhecimento e informação.
ResponderExcluirDo ponto de vista de uma estudante de ensino médio prestes a prestar o vestibular o texto é riquissimo! As reflexões que se pode tirar dele são muito boas! Parabéns
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