quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Informação X Conhecimento

Autor: Matheus Arcaro
(fonte no final do texto)

Há algum tempo o jornal “O Estado de São Paulo” anda veiculando um comercial (ver aqui) no qual o argumento de venda é a distinção entre conhecimento e informação. A diferenciação, em si, é pertinente. No entanto, cabe um aprofundamento na questão. Para isso, recorro a um pensador do século XVII, John Locke.

A teoria do conhecimento de Locke, exposta na obra “Ensaio sobre o Entendimento Humano” é empirista, ou seja, para ele todo conhecimento é, fundamentalmente, derivado da experiência sensível. O objetivo inicial da obra é, na verdade, político: expurgar o poder absolutista vigente na Inglaterra. O absolutismo era alicerçado no inatismo (que defendia que algumas idéias nasciam com os homens, gravadas na mente). Os soberanos, então, governavam por uma “concessão divina”; eram legítimos herdeiros daquele que criou o universo. “A mente humana é uma folha em branco, preenchida ao longo do tempo com a experiência”, afirmava Locke. Nessa perspectiva, todos nascem iguais. Demonstrado que o conhecimento deriva da experiência, o absolutismo alicerçado no inatismo cai por terra.

Entrando na questão do conhecimento propriamente dito: refutado o inatismo no início da obra, Locke vai mostrar como se dá o aprendizado, ou seja, como ocorre a passagem das impressões particulares para as idéias gerais e abstratas. São 5 passos:
1- Os sentidos recolhem o material que vai formar idéias particulares.
2- O entendimento vai se familiarizando com as impressões particulares decorrentes dos sentidos.
3- As idéias familiarizadas são alojadas na memória.
4- Para recuperar as idéias na memória, rotulam-se as mesmas, ou seja, emprega-se um nome aos conceitos (daí a importância da linguagem. Ela é o meio pelo qual as idéias exteriorizam-se).
5- Abstrai-se e criam-se nomes gerais, universais, que todos (ou quase todos) são capazes de entender.

A definição lockiana de conhecimento é: “percepção do acordo e conexão ou desacordo e oposição entre as minhas idéias”. O conhecimento é interno ao sujeito. É a capacidade de relacionar ou constatar o desacordo entre idéias. A informação (este não é um termo contemporâneo de Locke) é exterior. Pode virar ou não conhecimento.

Que benção! Se a informação pode virar conhecimento e vivemos na era da Sociedade da Informação, a possibilidade de conhecimento é grande, né? Não é bem assim. Recorramos novamente ao “Ensaio sobre o Entendimento Humano”. Locke nos fala de 3 graus de conhecimento:
Primeiro, o intuitivo que consiste na comparação imediata entre duas idéias, sem, portanto, necessidade de mediação. Mas não é sempre que conseguimos comparar sem mediação. Então surge o conhecimento demonstrativo, racional, que consiste na intermediação entre duas idéias para que haja a ligação. A matemática é um exemplo. Por fim, temos o sensitivo, que é a percepção das coisas particulares, limitado pelos próprios órgãos sensoriais. Este, só é válido para aquele momento. “Não é possível fazer-se ciência nesse grau de conhecimento”, diz Locke.
A informação está nesse grau.

A Sociedade da Informação não é, necessariamente, benéfica. Ao contrário, pode ser um obstáculo ao conhecimento. Conhecimento é um processo interno. É a possibilidade de aplicar o aprendido a outras situações, generalizar.
Conhecimento é “digestão”. Mas, hoje em dia, mal comemos uma informação, já temos outra sobre a mesa. Vorazes, devoramos. Engordamos, mas não estamos nutridos.

Repassar informação! Eis o que a maioria das escolas faz. Pressionadas pela necessidade de aprovação no vestibular, enxergam os alunos como “sacos” de depósito de conteúdo. Não ensinam a pensar, a fazer as conexões (como Locke aponta ainda em 1690).

Dicionários contemporâneos colocam conhecimento e informação como sinônimos. E, algumas pessoas tomam um pelo outro. “Menina, você não viu isso hoje no jornal?”, perguntam indignadas. Viram papagaios. Reproduzem o que ouvem ou lêem.

Voltando ao Estadão. O comercial é todo pautado pela oposição entre conhecimento e informação. Vejamos algumas colocações:
“Se hoje informação é de graça, qual o valor do conhecimento?”
Visão estritamente mercantil. Conhecimento, aqui, é mercadoria. O valor cognitivo seria aumentado pela gratuidade da informação. Que beleza!
“Conhecimento é difícil de achar.” Eis uma definição brilhante! O conhecimento não é “achável”. Como vimos, é um processo interno do sujeito.

Jornal, seja ele qual for, não traz em si o conhecimento. Mas se, por ventura, um trouxesse, todos trariam. Ilustro com manchetes desse domingo (18/09/09):
Estadão on line: “PM busca traficantes e corpos em quatro morros da zona norte do Rio
Folha on line: “Mais inocentes podem ter morrido no Rio, diz PM

Para usar como argumento de venda a distinção entre conhecimento e informação, ou a agência de publicidade do Estadão sabia que o jornal não fornece conhecimento e foi imoral, ou (o que é mais provável) só tinha informação e não conhecimento sobre o conhecimento.

Fonte: http://oqueinspira.blogspot.com
Publicado e divulgado sob autorização do autor.

10 comentários:

  1. Maravilhoso! Pensei sobre isto hoje na faculdade. É incrível como podemos nos tornar meros repetidores de informação, mas completamente desprovidos de conhecimento.

    Parabéns!
    Regina Lopes
    Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir
  2. ótima matéria! parabéns pela forma simples, porém clara, de repassar seus conhecimentos. continue assim sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Valeu a pena ter parado nesta hora para ler esse comentário. Muito bom. Todas essas diferenciações, relação com a escola especialmente, me interessaram muito. Pertinente. Devia estar incluido num livro de formação de pedagogos.
    Obrigada
    Fátima Porto

    ResponderExcluir
  4. É por isso que a Filosofia deve estar presente na vida, abre-nos a mente para o que está por trás da informação.
    Parabéns!
    Roberto
    Barueri-SP

    ResponderExcluir
  5. Algumas vezes Não leio algumas mensagens. Com muita sorte Lí esta e de fato o texto está riquissimo: sucinto, objetivo e exclarecedor. Parabens!
    Leonildo assiz São Paulo
    Educador

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que a filosofia é puro deleite? sem sentido? Um texto como esse mostra que a vida é um momento de conhecimento. Parabéns a vocês do SER que oportunizam essas e outras reflexões. Valeu e continuem socializando saberes e conhecimentos.
    Setacros - Florianópolis

    ResponderExcluir
  7. Cara,exelente texto.Parabéns pela maneira de pensar e colocar disponível o seu pensamento para que todos os interessados possam ter acesso as informaçoes.Marcos Limeira SP

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria Souza
    Muito boa a reflexão sobre informação e conhecimento passarei a ter mais atenção sobre as diferenças de conceito entre as duas palavras fazendo com que os meus alunos tire as próprias conclusões de forma refletida.

    ResponderExcluir
  9. Muito pertinente essa reflexão.Quando vi a propaganda, de fato percebi algo contraditório. Mas não refleti sobre essa situação.Realmente é possível, agora, perceber a diferença entre conhecimento e informação.

    ResponderExcluir
  10. Do ponto de vista de uma estudante de ensino médio prestes a prestar o vestibular o texto é riquissimo! As reflexões que se pode tirar dele são muito boas! Parabéns

    ResponderExcluir