quinta-feira, 15 de julho de 2010

"Comemorar e Projetar sonhos: 21 anos de história"


Comemore conosco os 21 anos do S.E.R. - Sistema de Ensino Reflexivo! Centro de Filosofia Educação para o Pensar e Editora Sophos


"Comemorar e Projetar sonhos: 21 anos de história"



Quando está realmente viva, a memória não contempla a história, mas convida a fazê-la.
GALEANO, Eduardo. De pernas para o ar:
a escola do mundo ao avesso.Porto Alegre: L&PM, 1999, p.261.

            A reflexão filosófica engajada, cidadã e atual, precisa levar em conta a contradição decorrente de um duplo comprometimento que se traduz, na compreensão de nossa época e, com a ação coerente na direção dos sonhos que projetamos para o agora e para o futuro.

            Por isso COMEMORAR com todos os educadores do Brasil, nesse dia 18 de julho os 21 anos (1989-2010) do Centro de Filosofia, Editora Sophos e por extensão do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R.:


Vinte e um anos sonhando, acreditando e tornando realidade nas escolas, uma Educação Reflexiva e Filosófica na infância, adolescência e juventude. Por isso projetos, realizações e inovações:

Encontros estaduais de alunos e professores de Filosofia (1990 a 1993)
1o. Encontro nacional de Educação para o Pensar (1994)
Encontros Regionais dos colégios com Filosofia (1995)
Festival VivaMúsicaViva de canções filosóficas (1996)
Acampamentos e Feiras filosóficas, Grupos Alternativos do Saber – G.A.S. (1997 a 2000)
Congressos Nacionais de Educação para o Pensar (2001/2003/2005/2007)
Concurso Nacional de Peças Teatrais Filosóficas (2007)
Seminários Regionais (total de 15) (2008)
EaD do S.E.R. (2008-2009)
Projeto Autor na escola (2009)
Formação continuada e ampliação com o S.E.R. nas escolas (2010 ...)


Vinte e um anos na defesa, criação e ampliação de um Programa filosófico-pedagógico com matriz emancipatória para a realidade escolar. Por isso a pesquisa, os estudos e as produções de materiais didáticos e reflexivos. Coleção:


Filosofia Fundamental (1998)
Novo Espaço Filosófico Criativo (1999)
Filosofia, o Início de uma Mudança (2003)
Paradidáticos filosóficos (2003)
Pais & Filhos: companheiros reflexivos (2003)
Educador para Educador (2003)
Conhecer para projetar o futuro (2005)
Filosofia e Interdisciplinaridade (2005)
Didáticos reflexivos:

- Coleção Ensinar e Aprender para além da Caverna

- Coleção Linguagem: a arte da reflexão

- Coleção Investigação e Reflexão

- Coleção Aprendendo Ciências

- Coleção História Reflexiva

- Coleção Ser Matemático
(2009 / 2010)


            A partir do Programa filosófico-pedagógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens”, que diante de sua história de construção coletiva, da preocupação em oportunizar reflexões filosóficas através da formação continuada dos professores de diversas áreas em inúmeras escolas, defende seu caminho, seu rumo, inspiração e identidade.

            Valorizar o adolescente e o jovem como sendo capazes de pensar, criativa e originalmente, crítica e ponderadamente, diante dos ricos e generosos temas da Filosofia é também um ato de cidadania e de inusitado avanço na direção da emancipação plena de todos nós. A educação para a curiosidade metódica e, para ação solidária, são as inspirações da Educação para o Pensar Emancipatório.

            A experiência nos tem mostrado que um trabalho de Educação para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens, com orientação de uma filosofia da emancipação, contribui de forma significativa para a melhora da relação entre as pessoas e para o melhor entendimento dos diversos aspectos da realidade, bem como do conteúdo e significado das idéias.

            Assim, na relação entre teoria e prática, a ação será medida sempre por um pensar correto – um bem pensar – e o pensar correto será medido pela ação consequente. Essa prática nos aponta para uma situação de melhor qualidade de vida.

“O que faz o sucesso de uma marca? – História.
Marcas de sucesso contam uma história.”


Comemore conosco os 21 anos do S.E.R. - Sistema de Ensino Reflexivo! Centro de Filosofia Educação para o Pensar e Editora Sophos

            Participe do Projeto “Uma história escrita a várias mãos”.

            Dia 18 de julho é o lançamento nacional do projeto para escrevermos a história do Centro de Filosofia Educação para o Pensar, Editora Sophos e consequentemente do Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R.

            Você está convidado para ajudar a escrever essa história. Iniciamos o Projeto em 18/07/2010 e completamos com o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos (Bodas de Prata) em 18 de julho de 2014.

Um comentário:

  1. Sempre é bom saber onde estamos inseridos. Parabéns para nós todos

    ResponderExcluir