quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A FORMAÇÃO CONTINUADA E O ENSINO A DISTÂNCIA: IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE


A globalização aliada às novas tecnologias de informação e comunicação dá ênfase a democratização do acesso à informação, ao mesmo tempo em que percebe a necessidade de ampliar os conhecimentos nesta área.

Lembramos que a mudança no papel da escola passa necessariamente pela disposição do professor em atualizar-se. Conhecendo e adaptando-se aos novos paradigmas sociais e educacionais, investindo na continuidade de sua formação, aproveitando a chance de contar com o Ensino a Distância como elemento facilitador na sua Formação Continuada.


Segundo FREIRE (1996) a prática docente, enquanto dimensão social da formação humana requer sua inclusão num movimento permanente de procura que rediscuta a curiosidade ingênua e a crítica, tornando-se epistemológica. FREIRE ainda assinala que quanto mais criticamente se exerce a capacidade de aprender tanto mais se desenvolve epistemologicamente na produção de conhecimento, na construção e reconstrução do saber.

Considerando a necessidade de suporte teórico que possibilite a ampliação dos horizontes intelectuais que permita aos educadores trabalharem com segurança pedagógica com os aprendentes que vivem intensamente a era da informática. É de extrema necessidade que a formação continuada desses profissionais, por meio da educação à distância, esteja pautada na pesquisa, na organização dos conteúdos em uma lógica hipertextual. Considerando que a articulação dos mesmos, supere a relação hierarquizada e linear, partindo para uma organização transversal.

Em assim sendo, o Centro de Filosofia Educação para o Pensar e a Editora Sophos, estruturas que compõe o Sistema de Ensino Reflexivo – S.E.R., programou oferecer neste 2º semestre 2010 cursos abertos e também fechado para todos educadores dos colégios na EaD do S.E.R.
Profª. Neuza Teresinha Pinto Valentim
Responsável pelo Curso 1

Um comentário:

  1. Eu dou aulas de Filosofia numa Escola Estadual no Espírito Santo e não tenho formação. Tenho Pedagogia que me dá direito nessas aulas. Adoro essa disciplina e gostaria muito de fazer uma graduação na área. À distancia. EAD. E se possível online. Tenho dificuldade para sair de casa pois moro no interior do ES.
    Atenciosamente
    Luzia

    ResponderExcluir