quinta-feira, 5 de abril de 2012

Todas as religiões salvam?

Vanessa Pelicioli,  Nei A. Pies

“Cada alma tem o direito de escolher o seu próprio caminho,
e de procurar Deus à sua própria maneira”. (Swami Vivekananda)


“O rio atinge seus objetivos porque aprendeu
a contornar obstáculos”. (Lao-Tsé)

             Todas as religiões exercem um papel importante na sociedade, porém a salvação se encontra em nós mesmos. As pessoas estão sempre buscando algo que as conforte e a religião acaba se tornando uma importante saída para muitos de seus problemas.
E o que realmente chama a atenção é o tamanho da fraqueza humana. Ao perdermos a nossa fé interior, passamos a cultivar somente a idéia do ter, esquecendo-nos do nosso verdadeiro ser. Os verdadeiros valores simplesmente desaparecem, mas ainda assim achamos que a salvação encontra-se na igreja.
            Doamos o que temos e o que não temos para “ajudar” as tão “respeitadas” divindades, mas quando não obtemos o resultado que esperamos, culpamos os padres ou pastores com o argumento de que nos “iludiram”. Fazemos doações absurdas para alcançar o paraíso e, por isso mesmo, não podemos esquecer que nós mesmos é que fomos ao encontro disso, na busca desesperada de nossa salvação.
A religião vem sendo usada como refúgio para pessoas incrédulas e fracas de mente, numa tentativa de abrir as portas para suas constantes decepções. Mas afinal, a verdadeira salvação está em nós, em cada um de nós, e só a encontraremos quando deixarmos de ser materialistas para sermos mais humanos.
Deveríamos pensar mais na gente e nos outros, fazendo o bem sem esperar pelas recompensas. Deus, até aonde se sabe, não se coloca à venda. E, pelo que estudamos em aulas do ensino religioso, Deus mesmo não tem religião e nem nacionalidade. Para nos ensinar a amar, inspirou o aparecimento das religiões e se revela em todas elas, para nos dar a oportunidade de sermos melhores seres humanos.


Vanessa Pelicioli, aluna do Ensino Médio,
Instituto Estadual Cecy Leite Costa - RS. 

Colaboração Professor Nei Alberto Pies

Um comentário:

  1. Amei o texto. Na nossa fragilidade humana, queremos fazer Deus a nossa imagem e semelhança e nos esquecemos no 1º e maior mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Nos esquecemos do mais importante, de que Jesus veio a este mundo para nos libertar da nossa incapacidade de AMAR. Tão simples, que precisamos complicar. HUMANOS!!!, vai entender.Vânia

    ResponderExcluir