Luis Cláudio Calmon e Valéria C. Gomes Calmon
A
Filosofia é uma importante ferramenta para que o homem atinja a condição de ser
humano em sua plenitude. O que distingue a nossa espécie das demais é
exatamente a condição de livres pensadores.
O ser humano é
um animal consciente de si próprio e de suas relações com o meio ambiente e com
os demais indivíduos. Por isso, passa a ser responsável por todos os processos em
que está envolvido.
A
Filosofia é, portanto, uma luz criadora e desafiadora para que as pessoas possam
enxergar a realidade de forma mais clara, tornando-se agentes de seu destino.
A
relação da Filosofia com a Educação é visceral. Nesse sentido, tomemos como exemplo
as palavras do professor Anísio Teixeira:
“Sendo a educação o processo pelo qual os jovens
adquirem ou formam "as atitudes e disposições fundamentais, não só
intelectuais como emocionais, para com a natureza e o homem", é evidente
que a educação constitui o campo de aplicação das filosofias, e, como tal,
também de sua elaboração e revisão”.
Na antiga
Grécia os filósofos eram professores e buscavam renovar os valores da sociedade
e construir uma educação melhor e mais efetiva.
Anísio Teixeira acrescenta:
“Eram, pois, filósofos e reformadores. Os estudos
filosóficos formais nascem, assim, como estudos de educação. Os sofistas foram
os "primeiros educadores profissionais" da civilização ocidental”.
A
Educação trabalha o indivíduo como um todo e a Filosofia ajuda as pessoas a elucidar
as incertezas, ou seja, buscar os porquês. Sem essa busca a Educação seria
repetitiva, fechada em si mesma, assemelhando-se a simples adestramento,
treinamento sem criatividade, decadente instrumento ideológico de dominação ou mera
formação de força de trabalho a ser explorada por algum grupo dominante de
plantão.
O
grande desafio da Educação passa por moldar um ser pensante, formar um estudante
para que se torne cidadão integral, orientado por conceitos próprios e valores
reais, em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
A
Educação é um caminho a ser percorrido e não simples meta a ser atingida.
Durante esse caminho forma-se um conjunto de valores e saberes que levam o
homem ao discernimento e à escolha de seu rumo. Somente assim poderá o ser
humano considerar-se livre.
Nesse
processo, a Filosofia cria um enfoque crítico e reformador da educação, para
auxiliar o educador a mediar o processo de construção do ser como sujeito
integral, nas suas dimensões afetiva, social, econômica e moral.
A Filosofia
deve sempre balizar os referenciais teóricos e as práticas educacionais de modo
a evitar que se cristalizem em conceitos pétreos e dogmas inquestionáveis. No âmbito da Filosofia e da verdadeira
Educação, nada pode ficar ao largo de nova perquirição no sentido evolutivo,
sob pena de obstaculizar a identificação da realidade desejável.
Deve, também,
orientar a construção de novos valores e formas de conhecimento intelectual, respeitando
a subjetividade do ser e a necessidade de construção de bases éticas, morais e
culturais tão relevantes para o desenvolvimento da vida em sociedade.
Filosofia
e educação devem andar juntas na teoria e na prática, pensar e repensar os processos
educativos, sem se transformar unicamente em prática exclusiva de especialistas
em educação e sim de toda a comunidade educativa, entendendo-se como tal pais,
alunos, professores, funcionários, pesquisadores e especialistas em educação.
Não se pode
admitir a educação como processo adstrito à escola. A educação inicia-se em
casa e passa pelos múltiplos segmentos do complexo político-social da
comunidade que lhe corresponde, assim como pelos inúmeros instrumentos
informativos e de divulgação.
O final do século XX e o início do
XXI são marcados pela inquietação mental das pessoas em função da complexidade
da vida moderna e dos reflexos da globalização que interferem direta ou
indiretamente em nosso comportamento. Nesse cenário emerge a FILOSOFIA como instrumento
de perquirição sobre o cotidiano, significados da vida moderna e
questionamentos sobre nosso aqui e agora.
A escola, como agência de veiculação
da educação formal, já sentiu esse movimento. Existem estabelecimentos que voltaram
a adotar a Filosofia como ferramenta de desenvolvimento do pensar, tendo aulas
de Filosofia na grade curricular, e alguns utilizam a Filosofia integrada a
outras disciplinas.
As
aulas passam a ser tratadas como excelente exercício do pensar. Há exploração da
leitura de textos (os mais diversos - Geografia, História, contos, lendas,
romances...) seguida de interpretação dirigida e, após a exploração textual,
são introduzidas perguntas filosóficas que determinam o tom da discussão, o caminho
da dúvida e da reflexão a serem enfrentadas, tornando riquíssima a experiência do
pensar individual e em grupo e gerando um exercício perfeito de reflexão
filosófica.
O grande papel da Filosofia na educação é esse: gerar
dúvida, provocar a desconfiança, instigar a pesquisa e a procura de respostas, promover
o desenvolvimento cognitivo através da reflexão sobre as coisas, provocando,
enfim, a autonomia de pensar e agir.
A Educação e a Filosofia instrumentalizam os seres
humanos para que possam atingir novos conhecimentos, desenvolver seu potencial
criativo, enfrentar desafios, relacionar as informações e tirar as próprias
conclusões.
A Filosofia está cada vez mais presente
nos dias atuais, como veículo importante de análise e postura crítica perante todas
as situações complexas e difíceis de serem entendidas.
Concluindo, não podemos deixar de
afirmar, sem maiores digressões, que a Filosofia - como modo de reflexão da
vida moderna - merece grande estímulo, aplicabilidade e desenvolvimento
crescente no âmbito da educação.
Referências Bibliográficas:
TEIXEIRA.
ANÍSIO S. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO.
http://www.prossiga.br/anisioteixeira/fran/artigos/filosofia.html
- Download realizado em 01/10/2007
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