quinta-feira, 24 de abril de 2014

PODEMOS VIVER SEM AMOR?


Ivana Beppler, Isabella Paloma de Andrade, Marina Engel França*

“Não se pode viver sem amor, já que é o amor que faz viver”. (Espinosa)
Podemos definir amor como um sentimento favorável da afetividade, deve ser recíproco e verdadeiro, intenso entre duas pessoas, que nos permite viver em harmonia, nos torna pessoas mais compreensivas e melhores. O amor possui um poder inigualável e todos nós necessitamos amar e nos sentir amados.
Para Immanuel Kant “o amor divide-se: em prático – gostar do próximo e desejá-lo o bem, conhecendo-o ou não; sentimento de generosidade, caridade. E amor patológico – gostar do próximo, mas envolver o desejo, a sexualidade, o bem da pessoa que amamos, e o prazer próprio e do outro.”
Amor, um sentimento que resume um turbilhão de outros sentimentos: ódio, alegria, dor, tristeza, felicidade...Vale tudo por amor? É para sempre? Quando o amor se torna um sentimento de posse?
É comum lermos ou assistirmos reportagens sobre namorados que assassinam seus parceiros, filhos que matam seus pais, jovens que morrem consumindo drogas, famílias desestruturadas, mentiras com a justificativa “foi por amor”, justificando um sentimento de posse, onde a pessoa deve ser apenas sua, considerando-a um objeto, e a mantém presa, e quando sai de seu domínio, ocorre o que é veiculado nos noticiários, ou motivado pela ambição, herança de família...
O amor é a base de tudo, é a necessidade de nos sentirmos importantes, estimados, amados e felizes, por isso, obrigatoriamente precisa ser externado através de um carinho, atenção, uma palavra de conforto.
Para Sócrates “amar é buscar o que nos completa, nos preenche interior e exteriormente”. Amor duradouro e verdadeiro é aquele que não está fundamentado apenas na estética da juventude, no materialismo, pois estes são passageiros. Não podemos entender o amor com algo descartável que você compra em qualquer lugar.
Ele é necessário a todo ser humano, e por isso ame, viva esse sentimento verdadeiramente e intensamente, e seja feliz.

*Alunas da E.E.B. BERTINO SILVA – Leoberto Leal/SC

Referências:
HTTP://cerimonialll.blogspot.com.br/2005/03/o-que-os-filosofos-pensam-sobre-o-amor.html
ARRUDA, Maria Lúcia de Arruda;MARTINS,Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia.Ed. Moderna, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário