segunda-feira, 23 de setembro de 2013

É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouví-la?

Aluno Thiago Adolfo Scheidt
Agentes da Polícia Federal prenderam 28 pessoas acusadas de fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo (ou em algum lugar do nosso País – isso infelizmente é fato corriqueiro). Entre os presos está o prefeito da cidade de Presidente Kennedy, Reginaldo dos Santos Quinta.
Onde está presente a verdade? Qual o significado da verdade em sua vida? Como é lutar pela verdade? Como distinguir a verdade da mentira? Uma mentira não descoberta é uma verdade?
A aparência é ter políticos honestos, mas por trás deles a verdade se esconde. A verdade nesse caso é que nós cidadãos, eleitores estamos colocando políticos cada vez mais corruptos, para representar o povo brasileiro.
A maioria dos políticos que se elegem de alguma forma depois de eleitos vira corruptos e mentirosos. “Que vantagem tem os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade” (Aristóteles).
Aristóteles afirma que mentir não leva a pessoa em lugar nenhum, e que de tanto mentir, quando falarem uma verdade ninguém vai acreditar, pois sabem de que essa pessoa que esta falando é um mentiroso. Assim são muito dos políticos de hoje. Elegem-se através de mentiras, promessas e assim fazendo seus eleitores de bobos.
“E, afinal de contas, o que é uma mentira? / É apenas a verdade mascarada.” (George Gordon Byron).
Tudo não passa de uma verdade mascarada, isto é, são poucas as verdades transparentes e muitas as mentiras, começam desde as campanhas eleitorais, nas promessas de obras, empregos, nos projetos políticos, e assim por diante.
Verdade é aquilo que você pode acreditar efetivamente; seguramente; realmente; representação fiel; caráter próprio; conformidade do que se diz com o que é. Lutar pela verdade é você falar ela e a defendê-la, prová-la, de uma maneira transparente do que falou ou que vai falar.
A Verdade não precisa de máscaras, enquanto que a mentira se disfarça de diferentes formas, a verdade não deixa dúvidas, a mentira alimenta-se delas. É possível sim a maioria das vezes saber se é uma verdade ou mentira, olhar no olho do outro é a melhor coisa a se fazer, mas existem pessoas que são tão falsas, que sabem disfarçar.
A melhor coisa é você achar um grande argumento que põe em risco a mentira do outro e pegar todas as "erradas" possíveis para desmascará-lo, porque é impossível um mentiroso conseguir fazer tudo certinho sem deixar nenhuma pista de que está mentindo, nós é que não percebemos isso!
Uma mentira nunca vai ser uma verdade, e na maioria das vezes um dia vai ser descoberta. Uma mentira não descoberta não é uma verdade, pois quem pregou a mentira sabe que não é verdade e assim sendo não vai se sentir bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário