quinta-feira, 18 de julho de 2013

Qual Educação queremos: O que uma Escola Reflexiva precisa?

[Editorial do Corujinha nº 72 – 2º trimestre/2013]

É inegável que vivemos um tempo que apresenta necessidades essenciais para a convivência entre as pessoas. Tempo em que a comunicação é instantânea, e as pessoas não conseguem dialogar, discutir ideias, ter paciência e colocar-se no lugar do outro.
Somando-se a isso e a outros fatores, educadores e escolas entram na “onda da moda”, colocada por grandes corporações e grupos empresarias, de que educar hoje é só oportunizar para os aparatos e, em alguns casos, espera-se que quinquilharias tecnológicas (entendam aqui os tablets, lousas digitais, smartfones, livros digitais...) façam a diferença na aprendizagem.
Porém, os grandes educadores de todos os tempos já deixaram legados do que é e como educar. Estão presentes na memória e, mais do que nunca, sendo necessários. Precisamos abrir espaços cada vez maiores para o diálogo que educa para a tolerância. Para o diálogo que aproxima e abre novas perspectivas. Para o diálogo que leva à investigação, ao questionamento, aos amadurecimentos e às transformações. Somente educaremos as gerações atuais e futuras abrindo espaços para o pensar, dialogar, discutir, investigar, e a sala de aula é o espaço privilegiado para isso acontecer. Essa sala de aula que deve ser transformada numa Comunidade de Aprendizagem Investigativa e que tem como mediação uma investigação e aprendizagem reflexivas, filosóficas.
Educação, Filosofia e Sensibilidade são o tripé da Escola Reflexiva no século XXI, e tudo o mais é mera “perfumaria”. Escola Reflexiva que desperta nas crianças, nos adolescentes e jovens o gosto pela vida, a alegria da convivência e a busca da simplicidade para conhecer e ser no mundo. Escolas e educadores que não vislumbram um filosofar vivo na sua prática filosófica se deixarão guiar pela “onda da moda” como tábua de salvação.
Este é o foco das ações e reflexões durante os preparativos aos 25 anos do Centro de Filosofia Educação para o Pensar e Editora Sophos.
- a entrevista com um grande educador e formador de opiniões no campo educacional, o Prof. Celso Antunes (pág. 3).
- O entendimento do logotipo que nos acompanhará até 2014, quando celebramos o Jubileu (pág.4).
- O lançamento do Prêmio “Troféu Amigos da Filosofia” – 4ª edição (pág. 5).
- O destaque no encarte especial ao Projeto Coruja Itinerantes, que percorre o País e oportuniza reflexões e ações interdisciplinares.
- Um sobrevoar pelas notícias, reflexões e ações de escolas de Norte a Sul do nosso País (pág. 6 a 11), mostrando um filosofar vivo.
Você que acredita e defende uma Escola Reflexiva e dialógica, venha construir conosco a sua e a nossa história jubilar, por meio de um filosofar vivo.

Prof. Dr. Silvio Wonsovicz
Presidente do Centro de Filosofia Educação para o Pensar


Nenhum comentário:

Postar um comentário