[Editorial
do Corujinha nº 72 – 2º trimestre/2013]
É inegável que vivemos
um tempo que apresenta necessidades essenciais para a convivência
entre as pessoas. Tempo em que a comunicação é instantânea, e as
pessoas não conseguem dialogar, discutir ideias, ter paciência e
colocar-se no lugar do outro.
Somando-se a isso e a
outros fatores, educadores e escolas entram na “onda da moda”,
colocada por grandes corporações e grupos empresarias, de que
educar hoje é só oportunizar para os aparatos e, em alguns casos,
espera-se que quinquilharias tecnológicas (entendam aqui os tablets,
lousas digitais, smartfones, livros digitais...) façam a diferença
na aprendizagem.
Porém, os grandes
educadores de todos os tempos já deixaram legados do que é e como
educar. Estão presentes na memória e, mais do que nunca, sendo
necessários. Precisamos abrir espaços cada vez maiores para o
diálogo que educa para a tolerância. Para o diálogo que aproxima e
abre novas perspectivas. Para o diálogo que leva à investigação,
ao questionamento, aos amadurecimentos e às transformações.
Somente educaremos as gerações atuais e futuras abrindo espaços
para o pensar, dialogar, discutir, investigar, e a sala de aula é o
espaço privilegiado para isso acontecer. Essa sala de aula que deve
ser transformada numa Comunidade de Aprendizagem Investigativa e que
tem como mediação uma investigação e aprendizagem reflexivas,
filosóficas.
Educação, Filosofia e
Sensibilidade são o tripé da Escola Reflexiva no século XXI, e
tudo o mais é mera “perfumaria”. Escola Reflexiva que desperta
nas crianças, nos adolescentes e jovens o gosto pela vida, a alegria
da convivência e a busca da simplicidade para conhecer e ser no
mundo. Escolas e educadores que não vislumbram um filosofar vivo na
sua prática filosófica se deixarão guiar pela “onda da moda”
como tábua de salvação.
Este é o foco das ações
e reflexões durante os preparativos aos 25 anos do Centro de
Filosofia Educação para o Pensar e Editora Sophos.
- a entrevista com um
grande educador e formador de opiniões no campo educacional, o Prof.
Celso Antunes (pág. 3).
- O entendimento do
logotipo que nos acompanhará até 2014, quando celebramos o Jubileu
(pág.4).
- O lançamento do Prêmio
“Troféu Amigos da Filosofia” – 4ª edição (pág. 5).
- O destaque no encarte
especial ao Projeto Coruja Itinerantes, que percorre o País e
oportuniza reflexões e ações interdisciplinares.
- Um sobrevoar pelas
notícias, reflexões e ações de escolas de Norte a Sul do nosso
País (pág. 6 a 11), mostrando um filosofar vivo.
Você que acredita e
defende uma Escola Reflexiva e dialógica, venha construir conosco a
sua e a nossa história jubilar, por meio de um filosofar vivo.
Prof. Dr. Silvio Wonsovicz
Presidente do
Centro de Filosofia Educação para o Pensar
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